domingo, 15 de maio de 2011

Sugestão enviada por Nubia,  

Jornal judaico apaga Hillary Clinton de foto histórica(Clique no título para ler o artigo original)
 

A foto do presidente Barack Obama acompanhando a ação contra Bin Laden no Paquistão junto de sua equipe de segurança rodou o mundo e foi replicada por dezenas de jornais, revistas e sites. Muito se comentou sobre a atmosfera tensa da sala, evidenciada pela aparente expressão de nervosismo estampada no rosto da secretária de Estado, Hillary Clinton.
De qualquer maneira, um jornal judaico editado em Nova York resolveu reescrever a história e apagou da foto a imagem da secretária de Estado – assim como a de outra mulher presente na sala, Audrey Tomason, diretora nacional de contraterrorismo. O veículo que publicou a foto alterada chama-se Der Tzitung e é um jornal hassídico, ramo ultra-ortodoxo do judaísmo.

Compare as duas fotografias: 


Comentários:
Se nesse artigo escondêssemos a religião, certamente muitos teriam a convicção de tratar-se da muçulmana.. É uma grande surpresa ver no judaísmo um tratamento tão medieval. Fiquei horrorisada.

Segundo o jornal New York Post, o editor do jornal ultraconservador "Der Tzitung" argumentou que "Hillary Clinton foi apagada por ser uma mulher. Nosso editor fotográfico, consciente da importância deste momento histórico, publicou a foto, mas, na pressa, não leu a legenda que acompanhava a imagem e que proibia qualquer alteração e publicou uma imagem omitindo as mulheres presentes na sala"
Isso significa que, se não fosse expressamente proibido pela Casa Branca, a ação seria natural?


Foi então que a pulguinha ficou atrás da minha orelha. Meus conhecimentos sobre os judeus se limitavam apenas ao "kipá", aquele chapeuzinho sobre a cabeça, e a língua que é o hebreu, além da eterna briga entre judeus e muçulmanos e Jerusalém, a terra sagrada. A pesquisa sobre o judaísmo revela o seguinte:
 
- No judaísmo, a mulher exerce papel subalterno.
- A Cabala, que significa receber o progresso espiritual, se desenvolver para a plenitude espiritual só pode ser estudada pelos homens. O argumento apresentado é que não existe rabino capaz de "ensinar" a mulher. 
- Em Jerusalém existem calçadas exclusivas para homens. Em 2009, uma mulher foi agredida fisicamente por um judeu porque "ousou" pisar o pé numa calçada masculina.
- Durante as rezas na sinagoga, homens se sentam perto do altar, enquanto mulheres ficam atrás de um biombo.
- Mulheres ortodoxas devem esconder o colo, os joelhos e os cotovelos. As casadas escondem os cabelos com peruca.
- O judaísmo não permite que uma mulher saiba mais que o homem. Nem que ela ocupe um lugar de destaque.
- O judeu ortodoxo sempre prega em suas orações o agradecimento por não ter nascido mulher.

Nenhum comentário: