terça-feira, 31 de maio de 2011

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

Dia Mundial sem Tabaco, encaminho um relato pessoal escrito após ter conseguido parar de fumar. Ao lê-lo, conhecidos fumantes decidiram pelo menos tentar parar. Alguns conseguiram. Então, boa sorte a você fumante, que lerá até o final.

A vontade de querer parar de fumar nasceu no interesse de respeitar e amar meu corpo. Meus pulmões, minhas pernas e minha força física natural estavam me deixando de lado. Para mim, o prazer de fumar era muito mais importante. Eu considerava o esporte uma perda de energias. Aliás não dava para conciliar cigarro com o esporte. Preferia, então, ficar com o cigarro. Na verdade o prazer que você sente entrar pela garganta, a fumaça, nada mais é do que partículas sólidas finas que se soltam de um corpo em combustão. Em outras palavras, é como se você exalasse a fumaça de um bonzai incendiado.

 Por quê parar com um vício que me dá prazer? Você deve se apoiar em inúmeras razões: provoca câncer, impotência, tem gastos inúteis, não consegue fazer esporte, não sente o gosto dos alimentos. E agora mais um motivo importante, as empresas dão preferência a profissionais não fumantes, porque os fumantes saem do ambiente para fumar, prejudicando o bom andamento do trabalho.
Como parar de fumar? Existem várias maneiras, o método do selo, remédios, tratamentos com acupuntura, homeopáticos ou alopáticos. Eu inventei meu próprio método, o da promessa. Isso mesmo: promessa. Porém nenhum desses métodos funcionará se o fumante não tiver interesse em se esforçar.

Antes de tudo, o fumante deve ter plena consciência que o cigarro é prejudicial à saúde e estar disposto a amar seu corpo. Existem pessoas conscientes, mas masoquistas. Outras receiam engordar. Esse problema pode surgir, mas se você quiser realmente sair desse "vício destruidor em doses homeopáticas" é preciso fazer uma análise de consciência e um grande esforço. Saiba que você pode compensar o prazer de fumar, que é tão limitado e de pouca duração por outros prazeres materiais mais palpáveis. Saiba que sua mente é uma arma poderosa para conseguir as coisas. Mentalize firme e decidido. Só depende de seu esforço.

O método da promessa consiste em prometer a si mesmo e ninguém mais que vai parar de fumar quando ocorrer algo importante que você tanto deseja. Na verdade é uma troca, você mentaliza aquilo que deseja obter e em câmbio deixa de fumar. Ou estipula a data num acontecimento importante, Exemplos: encontrou emprego; recebeu promoção do chefe; o cliente assinou o contrato do ano; conheceu a mulher/ homem da sua vida etc.

Começa a contagem regressiva, que vai do dia da sua decisão de parar até o ato em questão, o dia "D". Durante esse período você deve se preparar psicologicamente para a cessação e as turbulências que esse ato vai ocasionar. O tempo delimitado depende única e exclusivamente de você. Programar para o seu próximo aniversário, daqui a quase um ano, não vale. Seria uma covardia adiar por tanto tempo uma decisão já tomada. Também se programar para quando ganhar na loteria é um pseudo-prazo. Defina a data dentro da lógica da situação em que você se encontra. Enfim, o prazo deve ser breve e num acontecimento muito especial e sua promessa deve ser mantida com muita firmeza. A contagem regressiva será efetuada até a data programada para esse fim que você está esperando ou prevendo. Prometa a si mesmo parar a partir do dia “X” ou do acontecimento “Y” e cumpra imperativamente sua promessa. Lembre-se que a promessa será feita a si mesmo, não tente enganar-se, você será o único prejudicado.

Estabelecida a data, você deve preparar-se, fumando normalmente mas esteja muito atento à contagem regressiva, ao prazo que você definiu na sua cabeça. Comece desde agora dizendo "adeus" ao cigarro como se ele fosse uma pessoa com câncer e conseqüentemente com os dias contados. Mentalize sempre “eu vou parar no dia Tal”.

Decisão tomada, você deve sempre pensar na frase acima e que não pode mais voltar atrás. Será uma guerra e você pode e deve ganhar. À medida que o tempo passa, vá pensando não tanto no cigarro, mas no acontecimento que você tanto deseja. Imagine quantas coisas que você irá fazer sem o cigarro, praticar esporte ou dançar sem morrer de cansaço, respirar saudavelmente, sentir o verdadeiro paladar dos alimentos, gastar em extravagâncias com o dinheiro do cigarro, etc.

Chegou o dia "D". Seu chefe deu o aumento tão desejado, você assinou o contrato do ano, saiu com a mulher amada, enfim aquela notícia positiva que tanto aguardava. Despeça pela última vez do cigarro recordando a sua promessa. Queime o pacote e fale para si mesmo: acabou cigarro. Lembre-se que ele foi companheiro nas horas difíceis, mas que pouco a pouco estava te levando para o caixão. Acenda a vela para que seu espírito nunca mais volte a importuná-lo. Faça uma cerimônia bizarra ou diferente, da qual vai se lembrar para o resto de sua vida.

A partir desse momento comece uma nova vida. Saiba que não vai ser fácil no começo, porém não impossível porque muita gente conseguiu parar. Seja forte e firme. A tentação até os três meses é grande, mas passado esse tempo, verá que valeu a pena. No dia "D" comece a fazer planos sobre o acontecimento. Não há mais o pseudo-companheiro para te "confortar" nas suas ansiedades, mas saiba que ninguém mais sabe da promessa e só você que vai lucrar se cumprir.

A partir de agora, coloque todo dia o valor correspondente ao cigarro num lugar à parte. Quando completar uma semana, presenteie-se com algo diferente ou vá a um restaurante. Será o seu prêmio pelo cumprimento da promessa. Diga para si mesmo “Faço isto com o dinheiro do cigarro” Continue a colocar o dinheiro separado, desta vez o dobro. No final de um mês, compre-se um bom presente. Volte a juntar e compre-se aparelhos eletrônicos, viagens, carro etc. Imagine quanto você não lucrou gastando em cigarro e como você pode substituir o vício por um real prazer substancial e paupável.

A duração do prazo difícil a suportar é três meses. Depois desse prazo você se sentirá livre do vício. Muitas pessoas já pararam de fumar e continuam levando a vida bem melhor. Tente, e verá que valeu a pena. Boa sorte e mãos à obra. Mas ainda não terminou. Leia o que te espera pela frente.



AS TRÊS FASES DE UM /A EX-FUMANTE

O ex-fumante passa por três fases difíceis que classifiquei como a fase do hábito, do corpo e da confiança. É preciso conhecê-las para estar preparado

A fase do HÁBITO é a mais simples e menos sofrida. O hábito de procurar cigarro na bolsa, no bolso, na mesa, na boca ou no lugar onde você costumava deixar. O hábito de pensar no cigarro quando se está ansioso. O hábito não implica necessariamente o desejo de fumar naquele instante.

A segunda fase, mais difícil a suportar, é a fase do CORPO, que afeta principalmente a zona da boca, garganta e estômago. É normal sentir essas dores porque o corpo cria dependência da fumaça tantos anos exalada. O estômago é o que mais reaciona ante a falta de cigarro, causando dores horríveis. Há pessoas que bebem muita água para compensar a dor, outras comem doces ou sobremesas que mais apreciam. Não é a mesma sensação de fumar, porém já é um alívio ocupar o estômago com algo que, cá entre nós, mais nutritivo do que a fumaça nos pulmões. A boca cria muita saliva - que não é sede -, e os maxilares doem de tal maneira que você chega a pensar em roer um osso, como os cachorros, só para tentar aliviar essas dores. Tente comer legumes duros como cenouras ou alimentos crocantes para mastigar bastante e tentar aliviar essa dor. Essa fase, amigos e amigas, é difícil. Tudo o que comer ou beber não vai substituir completamente a ânsia pelo cigarro. Eu te aconselho a fazer muito esporte, como natação, cooper, ande bastante. Quanto mais sentir vontade, mais deve se cansar. Cave um buraco no seu jardim e depois tampe. Cave novamente e outra vez volte a tampar. O objetivo é não ficar parado e gastar muita energia para que essa dependência saia pelos poros.

Pense nas pessoas que tiveram câncer de estômago ou de garganta ou que fazem radioterapia e quimioterapia e viram um trapo. Pense que seu dinheiro não irá parar mais nas mãos dos donos de empresas tabagistas ou do governo. Lembre-se, enfim, que proprietários de empresas de cigarros como a Reynolds não fumam porque sabem o que o cigarro provoca. Você não vai mais ser o idiota a jogar dinheiro nas mãos desses miseráveis.

Ufa! Não foi nada fácil. Essa fase terrível já passou. O terceiro mês é a fase da CONFIANÇA, a mais traiçoeira. Você acredita que já está curado e acha que só dar um traguinho não vai acontecer nada. É aí que mora o perigo e você volta para o vício. Tenha certeza que seus amigos irão lhe oferecer cigarro ou por desconhecimento da sua decisão de parar ou por maldade. Seja qual for o amigo - ou inimigo -, eu te aconselho nunca mais tocar no cigarro. Se conseguiu passar da segunda fase, a pior, por quê deixar todo esse esforço vir abaixo simplesmente para aceitar um trago de seus amigos que fumam? Veja que em seu círculo há pessoas que não fumam e nem por isso elas deixam de viver bem. Passada a terceira fase, você é uma pessoa livre.

Eu sou ex-fumante, comecei a fumar com 13 anos, parei com 33. Hoje quando vejo alguém fumando, meu sentimento é de pena.


O CIGARRO CAUSA:
Câncer nos pulmões, nos lábios, na língua ou na garganta;
Impotência sexual;
Perda de memória;
Falta de apetite;
Perda de paladar;
Mau hálito;
Cansaço físico;
Incomoda os não fumantes.



Nenhum comentário: