sábado, 27 de abril de 2013

Figurinhas Paulistas: a estátua que bebe água


Alguém já viu uma estátua beber água ou atender celular? Quem não viu pode comprovar o que estou dizendo na avenida Paulista, diante do Conjunto Nacional.  
A estátua parece ser uma daquelas de mármore carrara que encontramos expostas no Museu do Louvre, em Paris. Mas não precisamos ir muito longe para as comparações. Em Salvador, na Bahia, praça de Campo Grande, encontramos algumas em tamanho reduzido, representando as quatro estações. Ou no Rio de Janeiro, a Imaculada Conceição, no Largo Machado, lembra também a nossa heroína. Mas nenhuma delas é a estátua da avenida Paulista, que bebe água e atende celular.
Com algumas moedas ou bilhetes depositados num cofrinho, a estátua se movimenta, faz uma reverência para a pessoa, entrega um presente que tira de um cesto, refaz uns movimentos e volta na sua posição pétrea.
É muito divertido observar a criançada com os olhos esbugalhados, fixos na direção dela. Devem se perguntar se é mesmo uma estátua. Algumas, curiosas, querem tocar, outras, morrem de medo. Mas os adultos também se divertem e observam a qualidade da performance e a perfeição da "fantasia".

Depois de uns 20 minutos endurecida pela sua obstinação, a estátua se transforma em Maria Angélia Gouvea Prioste Xavier. (Nossa, será que ela é descendente de D. Pedro II??? hahahaha.)
Angélica se senta no banquinho, que até então era pedestal. Tira o celular do bolso, lê algum recado, bebe da água que estava escondida debaixo do pedestal e dá uma relaxada nos músculos, movimentando os braços.

A jovem de 25 anos moradora do Tatuapé, é casada e tem uma filha. Ela ganha a vida fazendo-se de estátua. Já trabalhou em circo, fez mímica, teatro de bonecos e até andou em perna de pau. Vale tudo para ajudar no orçamento da casa, e hoje se vira nos 30 como palhaça e estátua.
Seu horário de trabalho é das 14h às 18h, de terça-feira a domingo. Mas se chover, diz ela, não rola de jeito nenhum.

Nenhum comentário: