segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rio Perequê, pelos passos do padre Anchieta













Durante o tempo que estive longe do estado de São Paulo, convivendo quase que quotidianamente com estrangeiros francófonos ou hispânicos, percebi que existe um grande equívoco quando o assunto é turismo ecológico na capital paulista e nas regiões circunvizinhas. Quando eu perguntava por que eles não faziam turismo nessa região, me respondiam que o estado não possuía belezas naturais, nem rios, cachoeiras ou praia. Foi pensando nessa falta de conhecimento que resolvi me aprofundar no turismo ecológico de São Bernardo, onde encontramos diversos atrativos como a represa Billings e trilhas que levam seja a Paranapiacaba, seja ao litoral paulista.

História
Além de natureza, São Bernardo também faz parte da história do Brasil. Por estas terras passou o padre José de Anchieta, que ajudou a fundar São Paulo de Piratininga, além de portugueses e toda sorte de comerciantes. Os desbravadores certamente tiveram auxílio dos índios guarani, antigos moradores da região, ou do aventureiro João Ramalho, fundador de Santo André no século XVI  e grande conhecedor das matas.
Hoje não temos os guaranis nesse rio para nos guiar, mas podemos contar com profissionais especializados em trilhas amantes da natureza para seguir os passos do padre José de Anchieta, descendo até Cubatão. Ciro é um deles, adquiriu conhecimentos de biologia e geologia ao longo dos anos, nos mostra as plantas carnívoras ou explica o por quê da coloração dourada do rio do ouro, o que torna o passeio muito divertido e interessante.
No percurso, podemos até imaginar as caravanas que, segundo registros históricos, seguiam pela beira do rio Perequê durante o Brasil-colônia,. Algumas vezes desviavam das cachoeiras por causa das mulas carregadas de mantimentos e produtos. Eram dezenas delas, uma ou outra caía barranco abaixo.
Ao retornarem ao rio, os viajantes certamente faziam paradas estratégicas em prainhas do Perequê para repousar e beber da água cristalina. As mesmas prainhas que você pode parar para descansar, dar um mergulho e nadar até a cachoeira.

Quem não quiser descer toda a serra, pode pegar a trilha de 10 km até a  cachoeira das Garças, onde possui um precipício de 90 metros e uma paisagem de tirar o fôlego. A cachoeira das Garças é a linha divisória entre São Bernardo e Cubatão. O percurso tem grau de dificuldade mediano e dura aproximadamente cinco horas.  Vale muito a pena conhecer a mata atlântica, mas nunca faça a trilha sem um guia especializado porque pode se perder.

Nenhum comentário: