quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A francesa Hermés: loja ou galeria de arte?


Para confirmar que a criatividade é a alma do negócio, basta visitar a nova loja Hermès localizada no bairro chic de Paris, na “Rive Gauche”, onde estão as melhores boutiques de grife. Para quem não sabe, a marca possui uma rede de lojas com artigos de luxo e está bombando. Nesta de Saint Germain de Près, três andares e a antiga piscina do famoso hotel Lutetia, construído em 1935, foram reformados e transformados em praticamente uma galeria de arte moderna. Uma ideia inovadora que ocupa 2.500 m2, sem perder o luxo e o requinte que a marca conquistou ao longo de quase dois séculos.

O projeto da decoração foi assinado pelo ateliê RDAI. A arquiteta Rena Duras reproduziu o chão de mosaico em pastilhas da antiga piscina, guardando sua originalidade. Utilizou madeira clara para decorar as laterais das escadas que ligam a antiga piscina ao andar superior e colocou divisórias com madeiras entrecruzadas. O espaço possui iluminação natural graças a três clarabóias no teto. Parece mais uma galeria de arte.

Possui também uma livraria com títulos de livros para vários gostos, e uma floricultura. A loja ficou com um visual supermoderno, quebrando o ar austero e comportado, mas não perdeu o luxo e a sofisticação. A novidade parece agradar, pelo menos está sempre movimentada, com pessoas que compram, visitam ou almoçam no aconchegante café/ restaurante.

Produtos
A Hermes vende diversos produtos com sua grife, artigos de perfumaria, moda, bijouterias em prata, produtos de seda (provenientes do Brasil), e até mesmo acessórios para montaria selas para cavalo, que era o carro-chefe quando iniciou.

E o Brasil parece que está em alta também na Hermès, já que virou marca de perfume. O perfumista Jean-Claude Ellen desenvolveu o “Paprika Brasil”, uma água de cheio que evoca a madeira brasileira pau-brasil. O nome Brasil vem de “brasa”, sugestivo e forte para conquistar novas clientelas de franceses.

Comprando ou não produtos, a visita realmente vale a pena porque a loja é um charme de bom gosto.
http://www.hermes.com/index_fr.html

Nenhum comentário: