segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma, primeira mulher eleita presidente do Brasil

Foto do blog do prof. André Nogaroto.
Poderosa, mas não é rainha do funk. Flexou os corações dos brasileiros.
Dilma Roussef enche de orgulho todas as brasileiras que buscam respeito, igualdade de direitos e reconhecimento profissional. Apesar de ter sofrido dois cânceres: um no sistema linfàtico e outro, suportar as inúmeras calúnias a que foi submetida, Dilma se elegeu com 56,05% de votos, contra 43,95% de seu adversário José Serra, do PSDB.


Não pude deixar de observar hoje, primeiro de novembro, algumas pautas lançadas pela imprensa televisiva, mas vou me ater somente a duas, fazendo uma análise rápida: a reportagem do SBT infelizmente escolheu como pauta uma vendedora de sapatos e a loja para falar sobre as preferências em calçados da presidente eleita. A Band, por sua vez, escolheu relembrar toda sua trajetória política durante a ditadura militar e profissional, após concluir estudos. 


Dilma teve uma vitória expressiva nas regiões Norte/Nordeste do Brasil. O resultado se deve não somente pelas políticas públicas relizadas para atender sobretudo populações mais carentes como também a pouca influência estabelecida pelos jornais Folha de São Paulo e revista Veja nestas regiões. Acrescenta-se também, que o legado negativo deixado pelo antigo regime coronelista de ACM.